Artigo
O que é Coaching?

O que é Coaching?

Se nos voltarmos à literatura, o termo “coaching” pode ter várias definições que, em seu âmago, querem dizer quase que a mesma coisa.

Encontraremos definições como:

-  “Coaching é a parceria entre profissional (coach) e cliente (coachee) por meio do qual acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente. ” (Global Coaching Community)

-  “O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em lhe ajudar a aprender em vez de lhe ensinar.” (John Withmore)

- “Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), onde o coach apoia o cliente em busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades. ” (José Roberto Marques)

Particularmente, gosto de usar uma definição autoral que está relacionada diretamente ao quanto o meu primeiro processo de coaching foi transformador, quando me propus a ser coachee, no ano de 2008:

 

Coaching é um processo por meio do qual o coach, fazendo-se valer de importantes ferramentas, apoia um coachee altamente comprometido na busca pela alta performance, visando alcançar um objetivo de vida ou de carreira, a curto ou médio prazo.”

 

Como funciona o processo de Coaching?

Um coach, em um determinado número de sessões, trabalha com um coachee, seja um trainee, um executivo, um líder, um atleta, uma pessoa “comum”, um grupo, ou mesmo uma empresa. O objetivo é gerar novas percepções por meio de questionamentos, técnicas e ferramentas específicas, advindas de múltiplas ciências, tais como:  Psicologia, Administração, Gestão de Pessoas, Filosofia, Neurociência, entre outras.

O coach, por um período contratado, fornece suporte e feedback contínuo, a fim de que o coachee desenvolva um plano de ação eficiente em direção a um objetivo específico ou a um novo estado almejado, o qual é definido nas sessões iniciais do processo.

Cabe reiterar que o processo de coaching tem orientação para o futuro e, sendo assim, visa alcançar metas ou objetivos claros e específicos valendo-se de uma abordagem voltada para resultados. Portanto, é requisito fundamental que coach e coachee estejam comprometidos com o processo.

 

Quais são as modalidades de Coaching?

O coaching é utilizado numa vasta gama de áreas nas quais a orientação do comportamento humano pode trazer resultados tangíveis e práticos por meio de ações diárias. Diariamente surgem novas aplicações e áreas nas quais são utilizadas técnicas de coaching. Valendo-se das bibliografias mais recentes destaco alguns nichos de atuação especializada como: o coaching executivo, o coaching de liderança, o professional coach ou coaching de carrreira, o life coaching ou coaching de vida, o coaching financeiro, o coaching corporativo, o coaching esportivo, o coaching de saúde e emagrecimento, coaching de concursos, o coaching de relacionamentos, o coaching de vendas e outros.

O certo é que em várias dessas áreas um coach hábil e bem preparado pode contribuir com seu coachee. No entanto, no meu caso, por entender que minha experiência e afinidade ao tema podem entregar mais aos meus clientes, optei por me aperfeiçoar como professional coaching e, em alguns casos extremamente específicos, atuar com o life coaching.

 

Mas o que é Professional Coaching?

No Professional Coaching, também chamado por alguns de coaching de carreira, o qual engloba o coaching executivo e de liderança, o coach orienta o coachee para um melhor norteamento de sua vida no âmbito profissional, colaborando na definição de metas e objetivos de carreira.

Consiste em estabelecer metas para aprimoramento de habilidades e competências, relações interpessoais, motivação, foco no desenvolvimento ou trabalho em equipes, preparação para promoção, visão sistêmica, aceleração de resultados e desempenho de alta performance.

 

E o Life Coaching o que é?

O Life Coaching é uma modalidade de coaching orientada para vida pessoal e trabalha aspectos como: relacionamentos, motivação, comunicação, família, autodesenvolvimento, controle emocional, sociabilidade, gerenciamento de estresse bem como o alcance de outras metas de cunho pessoal. É ideal para pessoas que estejam decididas a avançar no aprimoramento como indivíduo.

 

Quais resultados posso alcançar com o Coaching?

Costumo dividir os benefícios do coaching em específicos e gerais. Especificamente o coachee pode, desde que dispendendo o esforço necessário, atingir grande parte do que almeja para sua vida. Aqui, diferentemente do que pediu Arquimedes, o cochee suportado por seu coach irá em busca da alavanca e do ponto de apoio para mover o seu próprio mundo. De forma mais tangível, o processo de coaching pode auxiliar o coachee, por exemplo, a emagrecer, redirecionar sua carreira profissional, se reposicionar ou se inserir no mercado de trabalho, alcançar um novo cargo, evoluir como líder de equipes, organizar sua vida financeira, melhorar seu desempenho esportivo, melhorar seu desempenho para concursos, melhorar seus relacionamentos pessoais, enfim, chegar a um objetivo específico de forma rápida e sustentada.

Avaliando num âmbito geral, entre outros, podemos destacar, como resultado do processo de coaching, os seguintes pontos:

  • Autoconhecimento
  • Autodesenvolvimento
  • Tomada de decisões rápidas e assertivas
  • Desenvolvimento de inteligência e controle emocional
  • Gestão de tempo
  • Desenvolvimento da habilidade de Liderança
  • Melhoria na comunicação e relacionamentos do tipo ganha-ganha mais duradouros
  • Diminuição do estresse e ansiedade
  • Resolução de conflitos e dúvidas que assolam o indivíduo
  • Melhoria da autoestima e autoconfiança
  • Aprimoramento de habilidades e capacidades técnicas e comportamentais
  • Aumento dos níveis de persuasão e influência
  • Aumento da resiliência adaptando-se as mudanças de forma mais rápida
  • Maximização da performance e dos resultados
  • Estruturação de objetivos e metas claras

Segundo a International Coach Federation (ICF), em pesquisa realizada com pessoas que passaram pelo processo de coaching, 80,1% dos entrevistados dizem ter aumentado a autoestima; 82,7% relataram estar “muito satisfeitos” com a experiência; 73,4% melhoraram seus relacionamentos; 96,2% disseram que repetiriam a experiência.

Em outras pesquisas de peso internacional sobre o tema: 70% aumentaram o desempenho profissional após terem passado pelo processo (Harvard); 78% concordam que o acompanhamento contribui para o desempenho no trabalho (Robert Half); 88% acreditam na relação Coaching e Motivação (Robert Half); 48% das empresas norte-americanas utilizam o processo de Coaching para desenvolver alta performance e competências de liderança (Harvard).

Vamos alcançar os seus objetivos?